Capricórnio

22/12-20/01

Na astrologia ocidental, os doze signos estelares se baseiam na órbita da Terra em volta do Sol e têm pouca conexão com as constelações. Áries é visto como o "primeiro" signo do Zodíaco, uma vez que começa no momento exato em que o dia e a noite são de igual duração, ou seja, no equinócio da Primavera. Todos os outros signos são medidos a partir deste ponto. Por eles mesmos, os signos não têm efeito manifesto, mas são ativados quando os planetas ou as Casas são colocados dentro deles.
 Capricórnio é tradicionalmente regido pelo planeta Saturno. Do ponto de vista físico, está ligado aos joelhos e, até certo ponto, às articulações, à pele e aos ossos. Diz-se que sua natureza é feminina e que, portanto, é mais reativo na expressão da energia. Como signo cardeal, Capricórnio é orientado para os objetivos e canaliza energia para o planejamento estratégico, destinado a alcançar resultados a longo prazo. Como signo de Terra, as metas tendem a ser práticas e ligadas aos interesses materiais.
 Os planetas em Capricórnio se expressarão de uma maneira determinada e séria, lutando pela honra e por algum tipo de reconhecimento na sociedade. Há o desejo, junto com a capacidade, de alcançar o topo através de trabalho duro e de perseverança. Status e poder executivo são importantes, assim como a posição social. Pode haver certa formalidade e falta de espontaneidade com os planetas neste signo, devido a contratempos nos primeiros estágios da vida. Existe a tendência para controlar os sentimentos e exercer considerável autodisciplina, mas se, na sua natureza, pudesse ser integrada maior sensibilidade emocional e preocupação com os outros, isso lhe traria grandes vantagens.